quarta-feira, 23 de julho de 2008

Vida de Cão

Segunda-feira saíu na Folha Online essa notícia: “Britânicos usarão cães pára-quedistas no Iraque e no Afeganistão, diz jornal”.

O jornal é o inglês “The Sun”. A idéia é que o exército britânico vai jogar os cachorrinhos de helicópteros. Daí os cães, que foram devidamente treinados para aterrissar de pára-quedas (sabe-se lá como é que se treina cachorros pra isso), vão passear lá pelo território à procura de possíveis esconderijos de inimigos, munidos de pequenas câmeras escondidas. Todo esse treinamento canino para evitar mortes de militares britânicos em emboscadas.

Olha, pra mim, os britânicos que tiveram essa brilhante idéia, e os que concordaram, merecem morrer nessas emboscadas sim. O que os cães têm com essas rixas que os seres-humanos arranjam entre si? Olha um trecho da matéria:

Um porta-voz, justificando a discutível utilização de cães em operações de guerra, explicou que "os cães são expostos a elevados níveis de perigo. Nenhum de nós espera que sejam mortos, mas entre a vida deles e a de um ser humano, escolhemos obviamente a segunda".

Primeiro que o jornalista não fala quem é esse porta-voz que disse essa asneira. Agora, porque a vida de um ser humano é preferível a do cão? Eu sei que muita gente discorda de mim, mas muitos animais são mais merecedores de vida do que alguns seres-humanos. Eles provocam guerras? Eles destroem o meio em que vivem? Posso fazer uma lista enorme de coisas horríveis que o ser-humano-pensante-tão-importante faz e os outros animais não fazem. Quer um exemplo bacana?

Hoje o Jornal Hoje e o Jornal Nacional noticiaram que em Minas Gerais, uma cadelinha acordou os moradores de uma rua, latindo muito. Viram então a cachorra empurrando com o focinho uma caixa até a calçada, sem parar de latir para chamar a atenção. Na caixa havia um recém nascido que UM SER-HUMANO abandonou. É, a cadelinha salvou a vida da criança. Agora, qual raça lhe parece mais merecedora de vida?

Lembra daquela frase do Leonardo da Vinci? “Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade.”

Ah, só para encerrar; a Folha fez uma enquete perguntando para os leitores se concordam ou não com o uso dos cães nessa ação contra o Iraque. Até agora, 43% dizem que sim, e 57% que não.

Aqui dá para assistir ao vídeo do jornal hoje, falando da cadelinha heroína. =)

Um comentário:

Nuriyah disse...

Lu amor da minha vida, acho que precisamos de um título para esse post.

beijos na bochecha.