"O maior efeito dos EUA sobre essa elevação dos preços é a desvalorização do dólar. Ela deve explicar uns 40% do aumento dos alimentos"
DELFIM NETTO
ex-ministro da Fazenda
"A demanda não explica sozinha os aumentos de preços"
JEFFREY FRANKEL
economista da Universidade Harvard
Essas frases foram tiradas da Folha de hoje 20/07/2008.
"Delfim lembra que o dólar perdeu 40% de seu poder de compra em relação ao euro só nos últimos quatro anos, e as commodities assumiram um papel de "hedge" [proteção] contra essa desvalorização.
"O maior efeito dos EUA sobre essa elevação dos preços é a desvalorização do dólar. Ela deve explicar uns 40% do aumento do preço dos alimentos. O árabe quer vender o petróleo com correção monetária. Ele quer que o barril de petróleo compre a mesma coisa que comprava antes em dólares. Como o dólar está caindo, eles têm de subir o preço. É tão simples quanto isso", disse.
Tudo isso impacta em nossos bolsos aqui em Sampa, como pode? Real forte, menor competição, carga tributária e juros tornam preços na cidade de São Paulo mais altos que em Nova York. Leia na íntegra da matéria.
Lembrar-se da época do Collor, quando era mais barato passar férias nos EUA do que no nordeste brasileiro? Na mesma época, "sacoleiros" faziam ponte aérea Brasil/EUA para trazer muita muamba. Pra variar... estamos nessa outra vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário